sexta-feira, 11 de julho de 2014

Ao Mestre Divino

Particularmente significativa é a oração Ao Mestre Divino, inspirada no “lanço-me para a frente” paulino, ou seja, à busca incansável, sem um momento de pausa, de um crescimento contínuo. Esta oração pode ser considerada como correspondente à oração de oferta da segunda semana dos Exercícios de Santo Inácio, que se inspira no princípio dinâmico inaciano do “sempre mais” e “sempre maior” (“magis” ou “ad  maiorem”).

“Eterno Senhor de todas as coisas, 
eu faço minha oferta, 
com o vosso favor e ajuda, 
diante da vossa infinita bondade, 
e diante da vossa Mãe gloriosa 
e de todos os santos e santas da corte celeste: 
eu quero e desejo e é minha firme decisão, 
desde que seja para vosso maior serviço e louvor,
imitar-vos no suportar todas as injúrias e todo desprezo 
e todo tipo de pobreza, tanto material quanto espiritual, 
no caso que a vossa santíssima
majestade queira me eleger e me receber para tal estado de vida” 
(Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, n. 98).

Nenhum comentário: