domingo, 10 de março de 2024

Resiliência: Aspecto importante da espiritualidade cristã


 Conclusão do Curso de Teologia

Ir. Adilse Xavier concluiu o Curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo colado grau no dia 28 de fevereiro de 2024.  Sobre esta conquista diz ela:

 "Posso dizer que  a Teologia me ajudou a crescer em humanidade,  na vida de fé, na relação com Deus, com o outro, comigo mesma e com o universo. Sinto-me profundamente agradecida e reconheço a oportunidade que a Congregação me ofereceu de estudar e experimentar a Teologia".

Segue a apresentação do TCC feita por Ir. Adilse, ao finalizar o curso.

...................................................................

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Filosofia e Teologia / Teologia

Resiliência: Aspecto importante da espiritualidade cristã

Aluna: Adilse Xavier de Oliveira

Prof. Dr. Pe. André Erick Alves Ferreira – PUC Minas (Orientador)

Prof. Dr. Pe. Ismael Rocha Vieira – PUC Minas (Banca Examinadora)

Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2023.

INTRODUÇÃO

O uso do termo resiliência é relativamente recente e vem despertando interesse dos estudiosos em diversas áreas. As pesquisas em torno deste conceito adquirem cada vez mais destaque no campo da observação das ciências humanas e da saúde, favorecendo um olhar multidisciplinar. Para tanto, torna-se necessário falar sobre o assunto diante de tantas situações adversas que o ser humano experimenta, que o leva a superar e ressignificar experiêncas. Algumas perguntas norteadoras podem ser um bom início de reflexão e compreensão. Diante das necessidades do ser humano hoje, algumas perguntas são pertinentes: como o ser humano afetado por tantas situações limites e adversidades de todo tipo, pode manter o equilíbrio, reconstruir-se, ressignificar sua vida? Qual outra força, além do natural, pode vir ao seu encontro? É possível conectar resiliência com espiritualidade? Estas questões nos abrem um caminho pedagógico de reflexão acerca das temáticas resiliência e espiritualidade.

Portanto, o objetivo desse trabalho é evidenciar que Resiliência e Espiritualidade são forças conexas. Porém, a fonte que alimenta a resiliência é a espirtualidade. No nosso caso, estamos falando de espiritualidade cristã. Já no título do trabalho, Resiliência: aspecto importante da espiritualidade cristã, possibilita um olhar direcionado para a compreensão da resiliência como habilidade humana, que pode tornar-se característica espiritual, frutos  da graça divina.

Para atingir o objetivo desse estudo, o mesmo está organizado em três capítulos, com seus respectivos elementos fundamentais:

O primeiro capítulo, intitula-se RESILIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE, percorre-se o caminho em base a alguns autores contemporâneos que se dedicam a aprofundar o termo resiliência. Será tratado o conceito RESILIÊNCIA; a dimensão emocional da resiliência, que consiste em saber lidar com as emoções, sem perder o equilibrio; a RESILIÊNCIA e a relação com a dimensão espiritual, que significa a abertura do ser humano para o Transcendete. E o útimo ponto trata-se da conexao entre resiliência e espiritualidade.

Em síntese, é a espiritualidade que dá suporte ao ser resiliênte. Um caminho de compreensão bíblico-teológica, para a espiritualidade cristã, é a visão da “Espiritualidade de Baixo”. Significa, a abertura do ser humano para Deus à luz do caminho Kenótico percorrido por Jesus. Esta visão é sustentada pelo teólogo Henri Nouwen.

O caminho kenótico percorrido por Jesus pode ser constatado na experiência do apóstolo Paulo, sobre o qual trata-se segundo capítulo.

No segundo capítulo, PAULO: MODELO DE PESSOA RESILIENTE, visita-se a história de Paulo, a partir da sua autoapresentação; sua experiência de “encontro” com Jesus no caminho de Damasco, que significa para ele um divisor de águas”. A partir dessa experiência, Paulo ressignifica toda a sua existência e torna-se um modelo de resiliência. Antes do encontro com Jesus, o “fariseu zeloso”, como ele mesmo se apresenta, era protagonista convicto de seus conhecimentos e esforços. Mas, em 2Cor 12,7-10, Paulo fala do processo de transformação à luz do encontro com Jesus, que dá passagem ao nascimento de um ser humano novo, agora impulsionado pela graça e não pelo orgulho e a capacidade humana. Os fracassos, as perseguiçoes, a solidão, o abandono e todo tipo sofrimento, são vividos com fé na certeza de que o Senhor o assistiu e o revestiu de forças (Cf. 2Tm 4,17).

O teólogo Eloy e Silva afirma: “Paulo sofre algo por causa do Evangelho de Cristo. Sofre, mas recebe a força de Deus para não desistir, sofre não simplesmente porque é forte por natureza, porque aprendeu a sofrer ou algo semelhante. Sofre por estar unido a Cristo [...] o que o torna capaz de reagir de forma resiliente ao que lhe é adverso”. A expressão “por causa de Cristo” (Cf. 2Cor 12,10) revela sua profunda experiência de reconhecer-se escolhido, amado por Deus e que Cristo, o crucificdo e ressuscitado se tornou razão do seu viver. Deste modo ele apresenta à toda pessoa que crê a espiritualidade vivida a partir da relação e adesão a Cristo, que o torna resiliente.

O terceiro e último capítulo, trata de UMA PROPOSTA DE ESPIRITUALIDADE PARA OS DIAS ATUAIS. Mostra-se que Paulo revela a espirtualidade do seguimento de Jesus como caminho para cultivar a fé, desenvolver a resiliência e manter-se firme frente às adversidades da vida. Seguir os passos de Jesus e abrir-se aos seus ensinamentos, na linguagem de Paulo, pode ser compreendido como um processo de configuração com Jesus. Configurar-se a Cristo, segundo Paulo, significa revestir-se dele (Cf. Gl 3,27), ter os mesmos sentimentos dele (Cf. Fl 2,5). A configuração contempla todo o ser da pessoa, com suas faculdades: mente, desejos, coração.

Este caminho espiritual, como configuração com Cristo, é possível ser assumido por uma pessoa que crê nesse processo. Portanto, Paulo continua a inspirar hoje, homens e mulheres a colocarem-se a caminho, seguindo os passos de Jesus, assim como inspirou o Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina a traçar um caminho de cultivo da vida interior, intitulado “Donec Formetur Chistus in Vobis”. Este caminho consiste em passar pela configuração da mente, dos desejos e do coração, de modo que estas faculdades façam a pessoa cada vez mais semelhante a Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Percorrer este caminho é um modo possível e salutar que alimenta a capacidade resiliente nas mais diversas situações e acontecimentos difíceis.

  

CONCLUSÃO

O estudo desse tema numa perspectiva antropológica e teológica, ou seja, como aspecto importante da espiritualidade cristã, oferece a compreensão de que a resiliência é uma habilidade que pode ser, ou não desenvolvida e precisa ser considerada num conjunto de relações: da pessoa consigo, com os outros, com o ambiente e com o Transcendente.

A resiliência e a espiritualidade se complementam e colocam em estado dialógico o ser integral da pessoa, entre as potencialidades humanas e a força sobrenatural que vem da fé cristã. Ambas são necessárias para lidar com os emanharados da vida e suas adversidades. Por isso, um olhar multidisciplinar é sempre essencial.

Por fim, pode-se concluir que a capacidade de reagir com resiliência é possível quando se acolhe positivamente a própria fraqueza e vulnerabilidade. Porém, mesmo assim ainda é possível receber golpes e quando isso acontece, pode-se sempre recorrer com humildade à ajuda de quem pode ministrar o “bálsamo” que cura as feridas e ameniza o sofrimento. E onde se encontra toda essa força interior? Com convicção, pode-se afirmar que é na relação vital com Jesus Cristo.

Considera-se que este trabalha traz luzes que ajudam a compreender a conexão entre resiliência e espiritualidade cristã. Porém esta reflexão têm seus limites, pois existe pouca bibliografia a respeito do tema e também porque trata-se de um início de aprofundamento de um argumento pertinente que pode ser melhor explorado em uma tese.

Concluo com muita gratidão a Deus, a essa Casa que me acolheu e me possibilitou crescer no conhecimento teólogico e também no crescimento da fé. Aos professores, especialmente meu orientador, Dr. Pe. André Erick Alves Ferreira e ao examinador Dr. Pe. Ismael Rocha Vieira e a todos que direta ou indiretamente participaram desse processo. MUITO OBRIGADA!

 

Adilse Xavier de Oliveira

 

Nenhum comentário: