terça-feira, 24 de maio de 2022

"Uma visita de Deus aos lares", assim o Papa Francisco define FAMIGLIA CRISTIANA , na celebração de seus 90 anos


  


No encontro do Papa com os leitores e membros da revista "Família Cristã", no Vaticano, Francisco recordou o Bem-aventurado Tiago Alberione que deu início à revista católica das famílias. 

“É preciso semear boas ideias 

para que produzam boas obras. 

Trata-se de um talento 

que Deus nos dá: por isso, 

deve produzir frutos”



O Papa Francisco recebeu, na manhã de sábado (21/5/2022), no Vaticano, leitores e membros da revista "Família Cristã", a revista católica mais difundida na Itália, que festeja 90 anos de atividades:

"é como uma boa avó, que viu de tudo na sua vida, mas também adquiriu sabedoria".

"Tudo nasceu do espírito apostólico do Bem-aventurado Tiago Alberione, disse o Papa, que queria uma revista que levasse às famílias uma visão cristã da realidade, da atualidade, dos grandes temas do mundo e da Igreja. Neste seu projeto, envolveu toda a Família Paulina: os sacerdotes, encarregados da sua direção e edição; os religiosos, da fase técnica de imprensa; as Irmãs, para a divulgação nas casas dos católicos; e, todos juntos, para a sensibilização nas paróquias. Mas, logo, esta forma de colaboração se ampliou aos jornalistas e especialistas em todos os setores".


A este respeito, o Papa recordou o que Padre Alberione dizia aos seus jovens sacerdotes, em 1915: 

“É preciso semear boas ideias para que produzam boas obras: ideias religiosas, sociais, econômicas, de virtude e higiene. Trata-se de um talento que Deus nos dá: por isso, deve produzir frutos”.


 E dirigindo-se à grande Família Paulina, Francisco disse:

“Queridos amigos, os leitores e as leitoras, ou seja, vocês são o verdadeiro patrimônio de uma revista como a Família Cristã. De fato, a direção, a redação e os jornalistas sempre fomentaram o contato com as pessoas. Esta relação deve ser mantida também na transformação digital da nossa época”

Uma visita de Deus aos lares

O Papa citou ainda a ideia do fundador das Edições Paulinas: 

“É preciso começar a levar o cinema às paróquias e fazer assinaturas de revistas católicas. A revista católica deve ser como uma visita que Deus faz aos lares”


.

Principais diretrizes editoriais

Aqui, Francisco destacou as principais diretrizes editoriais dos Paulinos:

“Cuidar das relações, como chave prática da comunicação, e das redes, como lugares de colaboração, significados e conteúdos; buscar novas formas de presença e ação, ligadas não tanto aos meios, mas, sobretudo, à cultura e à nova gramática da comunicação; este serviço deve ser prestado a todo o Povo de Deus, de modo particular, aos homens e mulheres, que vivem nas periferias”. 

Tais diretrizes, explicou o Papa, são sempre válidas, mas devem ser atualizadas, segundo as orientações da evangelização:

“Hoje, abrem-se, diante de nós, sobretudo dois caminhos: o da fraternidade e o da ecologia integral. Mas, o método permanece sempre o mesmo: diálogo e escuta, que permitem cultivar as relações”.

"A respeito de diálogo, disse ainda o Papa, devemos saber que não deve ser reduzido a um mero intercâmbio de dados ou informações, e que a relação com o outro não deve se limitar apenas a uma conexão. Um simples contato não pode ser confundido como sinal de diálogo e interação ou simples troca de mensagens, com uma verdadeira comunicação".


 Um caminho de "saída"

Por fim, Francisco disse à Família Paulina: 

“Para conhecer os interlocutores da sua missão e se aproximar deles, o comunicador deve fazer um caminho de 'saída', mudando, se necessário, suas atitudes e mentalidade. Eis o exemplo do apóstolo Paulo, que ao comunicar o Evangelho criou relacionamentos e comunidades”.

"Esta será também a direção do próximo Capítulo Geral dos membros da Sociedade de São Paulo: "Deixem-se transformar, renovando seu modo de pensar", ou seja, vocês são chamados a ser artesãos de comunhão para anunciar profeticamente a alegria do Evangelho na cultura da comunicação".

Francisco concluiu seu pronunciamento pedindo para rezar pela revista “Família Cristã” e os outras tantas revistas, livros, televisão, multimídia e atividades educativas, na Itália e no mundo, para que sejam sempre renovados, segundo o Evangelho, com o zelo do apóstolo Paulo.


Nenhum comentário: