domingo, 27 de janeiro de 2019

Sínodo dos Jovens: um desafio para a Igreja

Na Casa Geral das Filhas de São Paulo, em Roma, realizou-se um encontro com o Pe. Valdir José De Castro, Superior Geral da Sociedade de São Paulo e participante do Sínodo. Um momento importante para rever o trabalho, as etapas, os depoimentos e as experiências de vida. 

Pe. Valdir afirmou que o Sínodo dos jovens foi uma oportunidade para sair do cotidiano, dos ritmos acelerados da vida de hoje; um convite a desacelerar, não só para ouvir, mas para ouvir um ao outro, compreender os sinais da Providência disseminados no caminho de todos. 


Apresentando o documento final, ele recordou que o texto tem como referência o ícone dos discípulos de Emaús, e está dividido em três partes marcadas por este episódio. 

A primeira parte, Caminhava com eles (Lc 24,15) procura iluminar aquilo que os Padres Sinodais reconheceram do contexto em que os jovens estão inseridos, destacando as potencialidades e os desafios. 

A segunda. Seus olhos foram abertos (Lc 24, 31), é interpretativa e oferece chaves de leitura fundamentais sobre o tema do Sínodo. 

A terceira, Eles partiram sem demora (Lc 24,33), apresenta orientações para uma conversão espiritual, pastoral e missionária. 


Pe. Valdir convidou os numerosos representantes da Família Paulina presentes e as comunidades religiosas vizinhas, a olhar com benevolência os jovens, abrir as comunidades para acolher seu entusiasmo, escutar seus sonhos e angústias. Um desafio para a Igreja e para cada Instituto Religioso.

Nenhum comentário: