segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Padre Alberione: traços de uma vida e um carisma (20)

Confiança na Providência,
generosidade dos Cooperadores... a nova Casa!

Para Padre Alberione, eram necessárias confiança na Providência e a generosidade dos Cooperadores, indicando cinco estradas, ou vias, da Divina Providência.
“Esperamos da Providência. O que é necessário? Para nós é necessária uma casa capaz de alojar umas cem pessoas: pois atualmente a Escola Tipográfica recolhe 46 e este número logo deverá duplicar-se, para depois aumentar ainda. Portanto, é necessário: um laboratório onde colocar umas dez máquinas tipográficas (tantas quantas tem atualmente a Escola Tipográfica) e onde possam comodamente trabalhar os compositores, os impressores, os linotipistas, os encadernadores, os expedidores, os corretores; ao menos três salas, para direção, contabilidade e para receber as pessoas; locais para o estudo, escola, cozinha, refeitório, capela etc.; um dormitório grande para um número suficiente de camas; um pátio grande onde os jovens possam fazer o recreio; horta-jardim que ajude a economizar um pouco da soma considerável que atualmente se gasta na compra da  carne e das verduras. Agora, porém, o que importa é providenciar o que mais imediatamente é necessário. A que ponto estamos? Comprou-se uma área bastante ampla para construir a casa, deixar um espaço para um pátio, uma horta e quanto é necessário para as necessidades atuais e para um próximo futuro. Esta área, porém, custou bastante caro: e o que não custa caro nos nossos dias? A área encontra-se em Alba e compreende a propriedade comumente chamada Fornace: encontra-se junto à praça Savona, à esquerda de quem da cidade queira ir ao Santuário della Moretta,  e confina com a alameda Le cinque strade. Várias são as vias pelas quais  Divina Providência nos mandará o necessário:

1. Existem as suas vias secretas das quais nós homens pouco ou nada podemos saber.
2. Abramos uma subscrição.
3. Dirijamo-nos às pessoas de posse.
4. Promoveremos uma rifa.
5. Aos cooperadores da boa imprensa”
(Unione Cooperatori Buona, Stampa, ano III, n. 2, 1920, pp. 3-4).

O povo manifesta-se sensível aos apelos do novo apostolado, responde com uma generosidade que parece um rio transbordante e é informada sobre a participação de todos, sobretudo do espírito que anima os passos que vão sendo dados.

Casa em construção
“No mês de junho [1920] foram realizados os trabalhos de escavação; na primeira quinzena de julho os fundamentos foram concluídos; na segunda quinzena iniciou-se o levantar as paredes; no momento em que escrevemos (25 de setembro) estamos no ponto de colocar as vigas de ferro para o teto do primeiro andar. [...] O andar térreo destina-se às máquinas impressoras, para o magazine, com duas salas que servirão para a recepção. Especialmente amplo o local para as máquinas: de altura conveniente, de comprimento 20 metros, de largura 11,50, poderá muito bem conter 10 máquinas, restando ainda o espaço livre para a movimentação"

"A construção da primeira casa teve início em junho de 1920. Praticamente, os andares da casa são ocupados à medida que as estruturas fundamentais o permitem. A tipografia comprada em Sesto San Giovanni em abril de 1921 é instalada na nova sede."

Fonte: DFin 91

Nenhum comentário: