quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Entrevista: Trabalhando por um milagre

Veja ao lado o filme sobre Owen Danyo
Durante os últimos seis anos, junto à Congregação para a Causa dos Santos, o sacerdote paulino Antônio Francisco da Silva trabalhou diretamente como postulador-geral da Família Paulina na causa de canonização do Padre Tiago Alberione (1884-1971), o fundador dos vários institutos e congregações que formam a Família Paulina - inclusive a das Irmãs Paulinas - e que, em 2003, foi beatificado pelo Vaticano. Na entrevista a seguir, o padre Antônio Francisco, que atualmente está no Brasil, fala de como anda a causa que mais interessa aos paulinos de todo o mundo.

Paulinas - Há quanto tempo o senhor trabalha pela causa da canonização do Padre Tiago Alberione?
Padre Antônio Francisco - Distingo dois aspectos de meu trabalho em relação ao Bem-Aventurado Tiago Alberione. Por mais de 30 anos, me dediquei ao conhecimento da espiritualidade que ele viveu e propôs à Família Paulina. Participei de um intenso trabalho para a preparação de sua Opera omnia, ou seja, da publicação de suas obras completas. Padre Alberione não só se distinguiu como um dos fundadores que deram vida a muitas congregações e institutos de vida religiosa consagrada, como também pelo fato de ter deixado um imenso patrimônio carismático. Patrimônio este expresso em vários tipos de suporte: livros impressos, manuscritos, milhares de horas de gravações, áudios, fotografias e vídeos. Trabalhei mais diretamente na Causa de Canonização durante os seis anos de meu encargo como postulador-geral da Família Paulina.
Paulinas - Tecnicamente, em que estágio está o processo de canonização do Padre Tiago Alberione?
Padre Antônio Francisco - São duas as espécies de causas de beatificação e canonização: causa de martírio e causa de confessores da fé, ou seja, daqueles homens e mulheres que testemunharam uma vivência heroica do Evangelho na vida cotidiana. Estas causas têm duas fases: a fase inicial ou diocesana, que se desenvolve na diocese ligada ao Servo ou Serva de Deus, e a fase conclusiva ou romana, que se desenvolve diretamente no âmbito da Congregação para a Causas dos Santos, em Roma. O item das causas de martírio consta de duas etapas: beatificação e canonização. As causas de confessores da fé, como a do Padre Tiago Alberione, têm três etapas: venerabilidade, beatificação e canonização.
Paulinas - Como essas etapas se caracterizam?
Padre Antônio Francisco - Chega-se à venerabilidade através do aprofundado estudo histórico e teológico sobre a vida do Servo ou da Serva de Deus: é a voz da Igreja. Concluída positivamente esta etapa, a Igreja espera um sinal da voz de Deus: um milagre, reconhecido como tal através de uma causa específica sobre o milagre. Se acontece este sinal de Deus, a Igreja procede à beatificação. Através de um segundo milagre reconhecido, chega-se à canonização. A beatificação do Padre Alberione já aconteceu em 2003. Desde então são incessantes os sinais de sua intercessão em graças e curas recebidas.
Paulinas - Existe, por acaso, um sinal que o senhor classificaria como mais forte, algum que poderá ser examinado e classificado como milagre?
Padre Antônio Francisco - Durante o meu período de postulador foram assinalados diversos casos de prováveis milagres acontecidos graças à intercessão do Bem-aventurado Tiago Alberione. Eu gostaria de assinalar o caso de um menino, nos Estados Unidos, que nasceu com uma grave lesão cerebral e foi levado para um dos melhores hospitais infantis do país, no estado da Filadélfia. Depois de aprofundados exames, a equipe médica decidiu, por unanimidade, mandá-lo para casa porque não havia nenhuma perspectiva de vida para ele. O nome do menino é Owen Danyo e seu caso pode ser conhecido procurando pelo seu nome na internet.
Paulinas - O que aconteceu com o menino? O Padre Alberione intercedeu por ele?
Padre Antônio Francisco - Diante da gravidade extrema do seu caso, a avó da criança, unida ao grupo de Cooperadores Paulinos do qual ela faz parte, recorreu à intercessão do Padre Alberione. Para grande maravilha de todos nós e, especialmente, da equipe médica, o menino Owen em poucos dias começou a dar sinais de vida e agora tem 5 anos. É considerado um menino perfeitamente normal. E veja que o parecer da equipe médica era de que o garoto teria pela frente apenas poucos dias de vida. Especialmente a família, que havia recebido Owen em casa com aquela dramática sentença, juntamente com todas as pessoas que conheciam o caso, só pode crer que se tratou de um milagre.
Paulinas - Qual foi a conclusão do Vaticano?
Padre Antônio Francisco - Os estudos preliminares junto à Congregação para a Causa dos Santos não reconheceram no caso de Owen as características de um milagre propriamente dito. Mas continuamos trabalhando: a Família Paulina e muitas pessoas continuam recorrendo à intercessão do Bem-Aventurado Tiago Alberione. Quando for do desígnio de Deus, acontecerá o reconhecimento de um milagre e, então, sua causa se concluirá com a canonização.

Fonte: Família Cristã

Nenhum comentário: