quinta-feira, 3 de março de 2016

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO VENERÁVEL FREI RICARDO ANDRÉ MARIA BORELLO



Nascimento:  Mango (Cuneo, Itália) em 8 de março de 1916.
Morte: 4 de setembro de 1948, Sanfrè (Cuneo, Itália).
Venerável: 3 de março de 1990.

A família paulina celebra, no dia 8 de março, o centenário de nascimento do Frei Ricardo André Maria Borello, nascido em Mango (Itália), em 8 de março de 1916.  Com a profissão religiosa, viveu sua vocação e missão de Paulino como Discípulo do Divino Mestre, oferecendo o trabalho e a oração para a própria santificação e redenção da humanidade. Sempre se distinguiu por duas virtudes: a humildade e a disponibilidade.

Em março de 1948, motivado pelo seu grande amor à própria vocação e aos Paulinos, e com o consentimento do seu diretor espiritual, ofereceu-se a Deus como vítima pelo desenvolvimento da Congregação, e para que todos os Discípulos do Divino Mestre fossem fiéis à graça da vocação, chegando a afirmar: “Só existe uma coisa que me dói muito. É o fato de que alguns não são fiéis a sua vocação”.  Aos irmãos de Congregação deixou esta mensagem: “Amemo-nos uns aos outros. Adeus e até o céu”. No dia 3 de março de 1990, o hoje  São João Paulo II assinou o Decreto que reconhece a heroicidade do Frei Ricardo André Maria Borello e o proclamou Venerável.

Ele é o modelo dos Discípulos do Divino Mestre e dos leigos consagrados ao apostolado da comunicação social.  O Pe. Alberione assim escreveu a seu respeito: “Na luz de São José, o Frei Ricardo André Maria Borello teve pressa de moldar toda a sua vida com piedade reparadora, com habitual recolhimento e silêncio, com serena docilidade na participação generosa no apostolado, mediante a técnica e a propaganda, com permanente busca da perfeição do Paulino. No leito de morte ele renovou a oferta de sua vida para a fidelidade de todos os chamados”.

Sugiro que em nossas comunidades aconteça uma Celebração Eucarística no dia 8 de março, recordando o centenário de nascimento do Venerável Frei Ricardo André Maria Borello. Em anexo, segue o texto, publicado em espanhol no site da Congregação, que poderá servir de motivação para todos nós conhecermos um pouco mais e melhor este nosso confrade que nos antecedeu no céu.

Também temos publicado em português o livro do Pe. Eliseu Sgarbossa (sacerdote paulino) – Ricardo André Borello, uma vida doada a serviço do Evangelho. Quem quiser um exemplar, basta pedir ao Pe. Roni Hernandes.

Boa celebração para todos – Paulinos e Formandos – e que, do céu, o Venerável Frei Ricardo André Maria Borello interceda a Deus por todos nós para que vivamos, como ele, com fidelidade e alegria a nossa vocação paulina.

Abraço com afeto,
Padre Antonio Lúcio
Coordenador Provincial
de Animação Vocacional e Formação
Belo Horizonte, 1º de março de 2016
Terceira Semana da Quaresma

Nenhum comentário: