domingo, 2 de novembro de 2014

26 de novembro - Celebração do Bem-aventurado Alberione




TRÍDUO PREPARATÓRIO
1º dia
Motivação
O bem-aventurado Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano (Itália). Ainda jovem seminarista, na noite de passagem do século XIX para o século XX, durante uma longa adoração eucarística, viveu uma profunda experiência espiritual, onde percebeu com clareza sua futura missão: viver e dar ao mundo Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida, utilizando para isso, todos os meios mais céleres e eficazes que o progresso humano oferece para a comunicação entre as pessoas.
Para realizar esta missão, fundou a Família Paulina composta de cinco Congregações religiosas, quatro Institutos de consagrados seculares e uma Associação de leigos – os Cooperadores Paulinos para o Evangelho. Concluiu sua existência terrena em 26 de novembro de 1971, depois de ter recebido a visita do Papa Paulo VI.
Canto: Em nome do Pai....
Salmo 23
A Javé pertence a terra e tudo o que ela contém, o mundo e os que nele habitam.
Ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios.

Quem pode subir à montanha de Javé? Quem pode estar no seu lugar santo?
Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar.
Esse receberá a bênção de Javé, e do seu Deus salvador receberá a justiça.

Essa é a geração dos que procuram Javé, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó.
Portas, levantem seus frontões; elevem-se, portais antigos, pois vai entrar o Rei da glória!
Quem é esse Rei da glória? - É Javé, o herói valoroso! É Javé, o herói das guerras!

Portas, levantem seus frontões; elevem-se, portais antigos, pois vai entrar o Rei da glória!
Quem é esse Rei da glória? - É Javé dos Exércitos! Ele é o Rei da glória!

Leitor 1: Da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (9, 16-23).

Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; é, antes, necessidade que se me impõe. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! Se eu o fizesse por iniciativa própria, teria direito a um salário; mas já que o faço por imposição, desempenho um encargo que me foi confiado. Qual é então o meu salário? É que, pregando o evangelho, eu o prego gratuitamente, sem usar dos direitos que a pregação do evangelho me confere.
Ainda que  livre em relação a todos, fiz-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior  número possível. Para os judeus, fiz-me como judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão sujeitos à Lei, fiz-me como se estivesse sujeito à Lei –, se bem que não esteja sujeito à Lei - para ganhar aqueles que estão sujeitos à Lei. Para aqueles que vivem sem a Lei, fiz-me como se vivesse sem a Lei – ainda que não viva sem a lei de Deus, pois estou sob a lei de Cristo -, para ganhar os que vivem sem a Lei. Para os fracos, fiz-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, a fim de ganhar alguns a todo custo. E, isso tudo, eu o faço por causa do evangelho, para dele me tornar participante.

Leitor 2: AD 15.20

Uma luz particular veio da Hóstia, uma compreensão maior do convite de Jesus: “Vinde a mim todos!”. Pareceu-lhe compreender o coração do grande Papa, os convites da Igreja, a verdadeira missão do sacerdote. Pareceu-lhe claro tudo quanto dizia Toniolo, sobre o dever de ser apóstolos de hoje, usando os meios empregados pelos adversários. Sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer alguma coisa pelo Senhor e pelos homens do novo século com os quais teria vivido.
A Eucaristia, o Evangelho, o Papa, o novo século, os novos meios, a doutrina do Conde Paganuzzi em relação à Igreja, a necessidade de uma nova falange de apóstolos  se lhe fixaram de tal modo na mente e no coração, que depois lhe dominaram os pensamentos, as orações e as aspirações. Sentiu-se profundamente obrigado a servir à Igreja, aos homens do novo século e de agir juntamente com outros.

Leitor 3: Discurso pronunciado pelo Cardeal Angelo Amato, SDB – dia 24/11/2011
O Bem-aventurado Alberione é um dos fundadores mais dinâmicos do século passado, que todos auguram possa chegar o mais rápido possível à solene canonização, para completar a numerosa fila dos grandes santos sociais da Itália do século passado, como são Guido Conforti, são Luís Guanella, santo Aníbal Maria de França, são Felipe Smaldone, são Caetano Errico, santa  Catarina Volpicelli, santa Júlia Salzano e tantos outros. São estes os santos que, depois da unidade da Itália, fizeram os italianos, instruindo-os e formando-os com suas inumeráveis iniciativas de educação dos jovens, de acolhimento dos pobres e necessitados, de assistência e cuidado com os doentes físicos e psíquicos.
No panteão dos heróis mereceriam também estes um lugar em primeiro plano, porque, diferentemente dos heróis civis, que são pessoas individuais, estes santos deram vida a instituições que continuaram no tempo a sua obra restauradora das carências visíveis ou escondidas da sociedade. O seu carisma estendeu-se de tal maneira, além do seu tempo e, muitas vezes, também além dos confins pátrios. Eles, de fato, com sua imensa caridade para com a humanidade apostavam em ir ao encontro daquelas formas antigas e novas de pobreza, sempre presentes em contextos de sólida justiça social. Suas ações tornam-se universalmente reconhecidas e acolhidas com gratidão, como expansão benéfica do perfume do Evangelho.
Canto: Senhor, glorificai na vossa Igreja o nosso Fundador...
Preces: A Cristo Mestre e Pastor, que continua a passar pelos caminhos do mundo socorrendo as necessidades e suscitando vocações sempre novas, dirijamos nossa súplica, por intercessão do bem-aventurado Tiago Alberione:
           
Todas: Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

*      Iluminaste do Tabernáculo a alma do jovem Alberione, revelando-lhe o teu desejo de “atrair todos a ti”:
§  Faze com que todos os homens e as mulheres do nosso tempo acolham a luz do Evangelho

*      Despertaste no coração do bem-aventurado Tiago Alberione a ânsia apostólica de Paulo pela salvação dos que estão longe de ti:
§  Torna-nos sensíveis e generosos ao chamado de tantos que vivem à margem da tua Igreja.

*      Deste ao bem-aventurado Tiago Alberione o dom de passar constantemente da contemplação à ação:
§  Torna-nos fervorosos na oração e ardentes no apostolado.

*      Tu tornaste o nosso Fundador um iluminado e paterno formador de almas apostólicas:
§  Concede a todos os formadores discernimento vocacional e eficácia na orientação dos jovens a eles confiados.

*      Dotaste o bem-aventurado Alberione de grande interdependência apostólica e, ao mesmo tempo, de dócil obediência aos superiores:
§  Concede a todos nós uma cordial fidelidade às orientações do magistério da Igreja.

*      O nosso Fundador prometeu ser sempre “servo da admirável Família Paulina, agora e no céu”, e de interceder por todos os operadores da comunicação social:
§  Dá aos novos apóstolos da evangelização chegar com ele no Reino eterno.
Pai nosso....
Oração:
Ó Deus, que suscitastes na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione para anunciar ao mundo, com as multíplices formas da comunicação, vosso Filho que é Caminho, Verdade e Vida. Concedei que, imitando o seu exemplo, nos dediquemos com pleno amor ao anúncio do Evangelho a todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

2o. dia
Motivação
O bem-aventurado Alberione, em sua vida, perseguiu com tenacidade dois ideais: o primeiro foi a busca de uma profunda intimidade com Deus, realizada através do empenho de uma sempre mais completa conformação a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, a exemplo do apóstolo são Paulo, que pôde escrever de si: “Vivo, mas não mais eu, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Neste sentido, PE. Alberione cultivou uma intensa vida espiritual, alimentada pelas fontes da Escritura e da Eucaristia. Pelo prolongado contato com Deus na oração, ele, capaz de chegar também às alturas da contemplação, conseguia a luz e a força para as iniciativas que devia empreender como ele mesmo recordou: “Para maior tranqüilidade e confiança ele deve dizer que tanto o início como o desenvolvimento da Família Paulina aconteceu sempre em dupla obediência: inspiração aos pés de Jesus Hóstia e confirmação do Diretor espiritual; juntamente com a vontade expressa pelos Superiores eclesiásticos” (AD 29).
O segundo grande ideal que animou o bem-aventurado Alberione foi o amor pelas almas. A constatação de que no mundo vivem ainda tantas pessoas que não conhecem o Cristo ou que não o conhecem suficientemente era-lhe motivo de uma santa inquietude, mas, ao mesmo tempo, estímulo para um ardente zelo sacerdotal. As numerosas fundações, o desenvolvimento dos meios mais céleres e eficazes da comunicação social no apostolado, as inúmeras iniciativas assumidas tinham um único objetivo: fazer chegar a um maior número de homens e mulheres a Palavra de Deus e suscitar neles o amor pelo Cristo, no qual unicamente se encontra a salvação. Jamais se cansou de inculcar em seus filhos e filhas os mesmos ideais, fazendo-os perceber sempre novas e amplas prospectivas.
Canto:
Salmo 97
Refrão: Javé é Rei! A terra exulta, e as ilhas numerosas ficam alegres!

Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu trono.
À frente dele avança um fogo, devorando seus inimigos ao redor.

Seus relâmpagos deslumbram o mundo, e, ao vê-los, a terra estremece.
Os montes se derretem como cera diante do Senhor de toda a terra.
O céu anuncia a sua justiça, e os povos todos contemplam a sua glória.

Os que adoram estátuas se envergonham, todos os que se orgulham dos ídolos. Porque diante dele os deuses todos se prostram.

Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam por tuas sentenças, ó Javé.
Sim, porque tu és, ó Javé, o Altíssimo sobre a terra inteira, mais elevado que todos os deuses.

Javé ama quem detesta o mal, ele protege a vida dos seus fiéis e os liberta da mão dos injustos.
A luz se levanta para o justo, e a alegria para os corações retos.
Justos, alegrem-se com Javé, e celebrem sua memória santa!

Leitor 1: 2Cor 3,1-6
“Nossa carta de recomendação são vocês mesmos, carta escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. De fato, é evidente que vocês são uma carta de Cristo, da qual nós fomos o instrumento; carta escrita, não com tinta, mas nas tábuas de carne do coração de vocês. Essa é a convicção que temos diante de Deus, graças a Cristo. Não nos atreveríamos a pensar que essa obra é devida a algum mérito nosso; pelo contrário, é de Deus que vem a nossa capacidade. Foi ele que nos tornou capazes de sermos ministros de uma aliança nova, não aliança da letra, mas do espírito; pois a letra mata, e o Espírito é que dá a vida.

Leitor 2: AD 16.20
“Teve a percepção bastante clara do seu nada, e ao mesmo tempo sentiu: ‘Estarei convosco até o fim dos séculos’ na Eucaristia, e que em Jesus Hóstia podia-se conseguir luz, alimento, conforto, vitória sobre o mal... A oração durou quatro horas depois da missa solene: que o século nascesse em Cristo Eucaristia, que novos apóstolos saneassem as leis, a escola, a literatura, a imprensa, os costumes: que a Igreja tivesse novo impulso missionário; que os novos meios de apostolado fossem usados bem; que a sociedade acolhesse os grandes ensinamentos das encíclicas de Leão XIII, interpretadas aos seminaristas pelo cônego Chiesa, especialmente em relação às questões sociais e à liberdade da Igreja”.

Leitor 3: Da homilia de Dom Angelo Amato
O bem-aventurado Alberione costumava dizer: “O Senhor acende as luzes à frente, conforme se caminha e se necessita delas; não acende todas logo no início, quando ainda não são necessárias; não desperdiça a luz; mas a dá sempre em tempo oportuno”.
Do seu espírito profético nasceram assim, as dez instituições da Família Paulina que, como os galhos de uma videira, vivem distintas formas de apostolado. Todas encontram no Tabernáculo a razão de suas existências consagradas: “Elas - dizia Pe. Alberione - são dotadas de um único espírito: viver Jesus Cristo e servir a Igreja. Há quem representa todos diante do Tabernáculo; quem espalha, como do alto, a doutrina de Jesus Cristo; e quem se aproxima pessoalmente das almas”.
Canto:
Preces:
Unidos em oração com todos os nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, invoquemos com fé o Divino Mestre e Pastor, e digamos:
            Todos: Torna-nos teus discípulos, Senhor e escuta-nos.
*      Chamaste-nos pela boca de nosso Fundador, a renovar na Igreja o ardor dos primeiros apóstolos, para sermos “São Paulo vivente hoje”:
§  Concede a todos os missionários do Evangelho santidade e sabedoria.
*      Na escola do bem-aventurado Alberione, tu nos ensinaste a cultivar “a oração antes de tudo, sobretudo, vida de tudo”:
§  Ensina-nos a procurar junto ao teu Tabernáculo a luz e a força do teu espírito.
*      Tu sustentaste o bem-aventurado Alberione nas dificuldades, com a promessa: “Eu estou convosco. Não temais”;
§  Dá-nos fé constante em tua assistência e a superação de todo temor.
*      Disseste ao teu servo: “Daqui quero iluminar”:
§  Faze com que não coloquemos obstáculos à tua Luz, mas sejamos difusores transparentes da Verdade que salva.
*      Tu nos pediste um “coração penitente” e plena confiança na tua misericórdia:
§  Dá-nos o desejo de uma contínua conversão e a compreensão da nossa pobreza.
*      Inspiraste PE. Alberione, no final de sua vida, a deixar-nos o seu testamento, com suas últimas palavras “Paraíso, paraíso!”:
§  Concede aos nossos irmãos e irmãs falecidos gozarem o prêmio eterno com todos os santos do céu.
Pai nosso....
Oração

 dia
Motivação
Quem melhor compreendeu e descreveu a personalidade e o espírito que animou PE. Alberione foi o papa Paulo VI, que, numa audiência concedida à Família Paulina, estando presente o Fundador, traçou-lhe este comovente perfil: “Em nome de Cristo, Nós o agradecemos e bendizemos. Ei-lo: humilde, silencioso, incansável, sempre vigilante, sempre recolhido em seus pensamentos, que correm da oração às obras (segundo a fórmula tradicional: “ora ET labora”), sempre pronto a perscrutar os “sinais dos tempos”, isto é, as formas mais geniais para chegar às almas, o nosso PE. Alberione deu à Igreja novos instrumentos para se exprimir, novos meios para dar vigor e amplitude ao seu apostolado, nova capacidade e nova consciência da validade e da possibilidade da sua missão no mundo moderno e com meios modernos” (28/06/1969).
Canto:
Salmo 27

Javé é minha luz e salvação: de quem terei medo? Javé é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei?
Quando os malfeitores avançam contra mim para devorar minha carne, são eles, meus adversários e inimigos, que tropeçam e caem.
Que um exército acampe contra mim! Meu coração não tremerá! Que uma guerra estoure contra mim! Ainda assim estarei confiante!
Uma coisa peço a Javé, e só esta procuro: habitar na casa de Javé todos os dias de minha vida, para gozar a doçura de Javé e contemplar o seu templo.
Pois ele me oculta na sua cabana, no dia da infelicidade; ele me esconde no segredo de sua tenda, e me eleva sobre uma rocha.
Agora minha cabeça se levanta sobre os inimigos que me cercam. Na tenda de Javé vou oferecer sacrifícios de aclamação. Vou cantar, vou tocar em honra de Javé!
Javé, escuta meu grito de apelo, tem piedade, responde-me!
Ouço no meu coração: "Procurem minha face!" - É tua face que eu procuro, Javé.
Não me escondas a tua face. Não afastes teu servo com ira, pois tu és o meu socorro! Não me deixes, não me abandones, meu Deus salvador!
Meu pai e minha mãe me abandonaram. Javé, porém, me acolhe!
Ensina-me o teu caminho, Javé! Guia-me pela vereda plana, por causa daqueles que me espreitam.
Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim falsas testemunhas se levantam, respirando violência.
Espero ver a bondade de Javé na terra dos vivos.
Espere em Javé, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie em Javé!

Leitor 1: Rm 8,28-30

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.
Leitor 2: AD 157-158
Daqui quero iluminar”. Quer dizer que Eu sou vossa luz e me servirei de vós para iluminar; dou-vos esta missão e quero que a desempenheis.
A luz em que o Mestre divino estava envolvido, a força de sua voz sobre o quero e daqui, a indicação prolongada com a mão para o Tabernáculo foram entendidas assim: um convite a buscar tudo dele, o Mestre divino que mora no sacrário; que devia irradiar grande luz da ameaçada Família Paulina... cada membro da Família Paulina entenda e pense que é transmissor de luz, alto-falante de Jesus, secretário dos evangelistas, de são Paulo... que tanto a caneta da mão como o tinteiro da máquina impressora desempenham uma única missão.
O “arrependimento dos pecados” significa o reconhecimento habitual de nossos pecados, defeitos e insuficiências. Distinguir o que é de Deus e o que é nosso; para Deus toda a honra, para nós o desprezo. Por isso veio a oração da fé: o Pacto ou Segredo de êxito”.
Leitor 3: da homilia de Dom Angelo Amato
Pe. Alberione vivia uma espiritualidade apostólica intensa e dinâmica, a exemplo do apóstolo Paulo. Pela sua missão considerava essencial a devoção a Jesus Mestre, sempre presente eucaristicamente na Igreja. A este respeito, ele preferia falar de visita antes que de adoração eucarística, porque – dizia – quando nós nos inclinamos diante do Tabernáculo, restituímos a visita que Jesus nos fez na comunhão. As outras suas devoções eram aquelas da piedade católica de sempre: amor a Maria, Mestra e Rainha dos Apóstolos, e aos santos, sobretudo a são José e são Paulo. Costumava dizer que, se são Paulo retornasse hoje à terra, seria jornalista para falar e escrever sobre Jesus e o Evangelho aos povos. O carisma de Pe. Alberione antecipou algumas linhas do Vaticano II: “A Família Paulina – são as palavras que Paulo VI dirigiu aos paulinos em 28 de junho de 1969 – realizou muitos postulados do Concílio Vaticano II no campo das comunicações sociais. Nós o reconhecemos, elogiamos e encorajamos”.

Preces: Renovemos o pacto que o Primeiro Mestre fez com Deus, em nome de todas nós, rezando por pontuação, o Segredo de Êxito (Sugestão: projeção dos eslaides)
Canto

 CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA


ANTÍFONA DE ENTRADA – SL 96,3-4
Cantem para Javé um cântico novo! Terra inteira, cante para Javé! Cantem para Javé, bendigam o seu nome!
Proclamem sua vitória dia após dia, anunciem sua glória por entre as nações, suas maravilhas a todos os povos!

CANTO DE ENTRADA

GLÓRIA

COLETA
Ó Deus, que suscitastes na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione para anunciar ao mundo, com as multíplices formas da comunicação, vosso Filho que é Caminho, Verdade e Vida. Concedei que, imitando o seu exemplo, nos dediquemos com pleno amor ao anúncio do Evangelho a todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo...

I LEITURA: 1Cor 9,16-23
Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim; pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! Se eu o anunciasse de própria iniciativa, teria direito a um salário; no entanto, já que o faço por obrigação, desempenho um cargo que me foi confiado. Qual é então o meu salário? É que, pregando o Evangelho, eu o prego gratuitamente, sem usar dos direitos que a pregação do Evangelho me confere.
Embora eu seja livre em relação a todos, tornei-me o servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Com os judeus, comportei-me como judeu, a fim de ganhar os judeus; com os que estão sujeitos à Lei, comportei-me como se estivesse sujeito à Lei embora eu não esteja sujeito à Lei -, a fim de ganhar aqueles que estão sujeitos à Lei. Com aqueles que vivem sem a Lei, comportei-me como se vivesse sem a Lei embora eu não viva sem a lei de Deus, pois estou sob a lei de Cristo -, para ganhar aqueles que vivem sem a Lei. Com os fracos, tornei-me fraco, a fim de ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a qualquer custo.
Tudo isso eu o faço por causa do Evangelho, para me tornar participante dele.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSARIAL: Sl 89
Refrão: O SENHOR É FIEL PARA SEMPRE

Cantarei para sempre o amor de Javé, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade.
Pois eu disse: ‘Teu amor é um edifício eterno. Tu firmaste a tua fidelidade mais que o céu’.

Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi:
‘Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você’.
O céu proclama a tua maravilha, Javé, e a tua fidelidade na assembléia dos anjos.

Amor e Fidelidade precedem a tua face.
Feliz o povo que sabe te aclamar: ele caminhará, ó Javé, à luz da tua face.

Teu nome é o seu prazer a cada dia, e tua justiça é o seu orgulho.
Sim, tu és a honra e a força dele, e com teu favor levantas nossa fronte.
Porque Javé é o nosso escudo, nosso rei é o Santo de Israel.

Encontrei o meu servo Davi, e o ungi com meu óleo santo,
para que minha mão esteja sempre com ele, e meu braço o torne valoroso.

Minha fidelidade e amor estarão com ele, e por meu nome seu poder crescerá:
estenderei sua esquerda até o mar, e sua direita até os rios.
Ele me invocará: 'Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!'


II LEITURA: da História Carismática da Família Paulina

Uma luz particular veio da Hóstia, uma compreensão maior do convite de Jesus: “Vinde a mim todos!”... Sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer alguma coisa pelo Senhor e pelos homens do novo século com os quais teria vivido.
A Eucaristia, o Evangelho, o Papa, o novo século, os novos meios, a doutrina do Conde Paganuzzi em relação à Igreja, a necessidade de uma nova falange de apóstolos se lhe fixaram de tal modo na mente e no coração, que depois lhe dominaram os pensamentos, as orações e as aspirações. Sentiu-se profundamente obrigado a servir à Igreja, aos homens do novo século e de agir juntamente com outros...
E num momento de maior dificuldade, em sonho “ouviu Jesus Mestre que lhe dizia: Não temais, estou convosco. daqui quero iluminar. arrependei-vos dos pecados”. e explica mais tarde:
Estou convosco”, com vossa família que eu quis, que alimento, da qual faço parte como cabeça...
Daqui quero iluminar”. Quer dizer que Eu sou vossa luz e me servirei de vós para iluminar; dou-vos esta missão e quero que a desempenheis.
O “arrependimento dos pecados” significa o reconhecimento habitual de nossos pecados, defeitos e insuficiências.
Cada membro da Família Paulina entenda e pense que é transmissor de luz, alto-falante de Jesus, secretário dos evangelistas, de são Paulo... Palavras do Bem-aventurado Tiago Alberione.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Refrão: Não temais, eu estou convosco / não temais, eu estou aqui
Não temais, mas arrependei-vos / daqui vos iluminarei.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida / ninguém vai ao Pai senão por mim.
Tudo posso naquele que me conforta / seu auxílio é minha fortaleza.

EVANGELHO: Jo 14,1-6
Jesus disse aos seus discípulos: "Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho."
Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?"
Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da salvação.

Homilia

PRECES DOS FIÉIS

Pelo exemplo e palavras do bem-aventurado Tiago Alberione, elevemos a Deus nossas preces por toda a humanidade, resgatada pelo sangue de Cristo e ainda necessitada de sua verdade, de sua proteção e de sua graça divina.

Digamos juntos: ESCUTA-NOS, SENHOR!

- Pelo povo de Deus, para que acolha a mensagem de salvação deixada pelo Divino Mestre e Pastor, e não se deixe seduzir por aqueles que abusam dos novos meios de comunicação, rezemos.
- Pela Família Paulina, para que se sinta portadora de um dom especial do Espírito a toda a Igreja: o seguimento de Cristo Caminho, Verdade e Vida, a devoção a Maria Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos e o ardor missionário do apóstolo Paulo, rezemos.
- Por todos os operadores da comunicação social, para que promovam os verdadeiros valores humanos e cristãos, e façam ressoar por sobre os telhados e nas consciências a voz do Divino Mestre e Pastor, rezemos.
- Pelos leigos cristãos, para que se sintam sempre mais envolvidos na nova evangelização e testemunhem na cultura atual a força libertadora da mensagem evangélica, rezemos.
- Por todos nós, para que, conscientes da nossa pequenez, não desanimemos nas dificuldades, mas invoquemos humildemente a força de Deus e confiemos nas “incalculáveis riquezas da sua graça”, rezemos.

Pai de misericórdia, que revelaste ao bem-aventurado Tiago Alberione a pessoa de Cristo, “forma” perfeita de todo verdadeiro discípulo, dá-nos a mesma fé que o tornou pai de muitas comunidades de consagrados e apóstolos para o nosso tempo. Nós te pedimos pelo mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.

OFERTÓRIO

ORAÇÃO SOBRE AS OFERTAS
Aceita, Senhor, os dons que trouxemos ao teu altar na festa do bem-aventurado Tiago Alberione, e transforma-nos num louvor vivente da tua glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

PREFÁCIO: A vida consagrada, sinal do Reino

Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo poderoso. Com o bem-aventurado Tiago Alberione que pelo reino dos céus consagrou sua vida a Cristo vosso Filho, nós celebramos, ó Pai, a admirável iniciativa do vosso amor, porque elevais o homem à santidade de sua origem e o fazeis experimentar os dons que para eles preparais no mundo renovado. Por este sinal de vossa bondade, unidos aos anjos e aos santos, cantamos o hino de vosso louvor:

SANTO: cantado                                                                                                                                                        
CANTO DE COMUNHÃO

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

A comunhão de vosso sacramento nos santifique e nos renove, Senhor, e a intercessão do bem-aventurado Tiago Alberione nos ajude a progredir cada dia na dedicação ao vosso serviço. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

CANTO FINAL

Senhor, glorificai na vossa Igreja o nosso Fundador. 
Seja ele para todos nós, luz, apoio e guia, 
na santificação e no apostolado. 
Por sua intercessão triunfe no mundo Jesus Divino Mestre.

Nenhum comentário: