terça-feira, 1 de agosto de 2017

3º módulo do Curso sobre o Carisma da Família Paulina

O 3º módulo do Curso sobre o Carisma da Família Paulina realizou-se  de 20 a 30 de julho de 2017

O gélido clima que assola São Paulo e as mais variadas regiões do Brasil não foi capaz de desaminar os 29 pulsantes corações dos membros da Família Paulina (Paulinos, Paulinas, Discípulas do Divino Mestre, Pastorinhas, Apostolinas e Cooperadores Paulinos) que após o jantar do dia 20 de julho, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, em São Paulo, deram início ao terceiro módulo do Curso do Carisma, inaugurado em 2015. Neste ano, portanto, o primeiro grupo conclui a sua formação.

Na manhã do dia 20, o discurso inaugural foi da Provincial das Paulinas, Irmã Antonieta Bruscato, que se dirigiu afetivamente aos participantes motivando-os a “aproveitar e aprofundar o que lhe é próprio: o carisma!”

 Logo após sua fala, padre Antônio F. da Silva presenteou a assembleia lendo uma carta que o pe. Valdir José de Castro, superior geral dos Padres e Irmãos Paulinos, mandou a todos os participantes. Ele assim escreveu: “Envio a todos a minha saudação com o desejo que o Curso de Formação sobre o carisma da Família Paulina produza muitos frutos na vida pessoal e na missão. Não basta empunhar o carisma apenas como uma bandeira que nos identifica na Igreja e no mundo. É necessário conhecê-lo nas suas origens e aprofundá-lo para atualizá-lo nas diversas realidades em que vivemos.”

Para iniciar a celebração eucarística, fez-se uma breve procissão em direção à capela quando todos portavam nas mãos uma vela representando o carisma herdado do nosso fundador, o bem-aventurado pe. Tiago Alberione. A Eucaristia foi presidida pelo pe. Luiz Miguel, provincial dos Paulinos que, mais uma vez, deixou sua mensagem de incentivo e alegria em ver tão numeroso grupo de interessados e interessadas em conhecer e estudar o carisma paulino.

Dando continuidade à extensa programação do dia, o professor e amigo da Família Paulina Domingos Zamagna apresentou o plano cultural e religioso que desenhou e transformou o quadro mundial no qual a Igreja e, consequentemente, a Família Paulina estão inseridas antes, durante e depois do Concílio Ecumênico Vaticano II: figuras políticas, pensadores, invenções, artistas e movimentos mundiais que influenciaram o andamento histórico da humanidade.

Segundo o professor, há que se ver os antecedentes do Concílio Vaticano II para compreendê-lo e reconhecer sua convocação como um ato inesperado do papa João XXIII até para a própria Cúria Romana. Continua Zamagna: “A igreja católica chegou na década de 50 cheia de feridas causadas pelos medidas anticatólicas em vários países: México, Espanha, Argentina, Itália, Alemanha e tantos outros. As reações contra o laicismo, secularismo, fascismo e muitos outros ‘ismos’ colocou a Igreja em uma posição de defesa e ataque àquilo que se apresentava de ‘moderno’, tudo o que se apresentava sob essa égide era considerado antirreligioso e anticristão”. Na noite do mesmo dia, todos os participantes foram convidados a ter um momento de oração pessoal e assim finalizar os trabalhos elevando ao Mestre Divino uma prece de ação de graças por esse ‘kairós’ na vida de cada membro da Família Paulina.

Nenhum comentário: