segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Graça e Paz, Padre Sassi!

Faleceu ontem, dia 14 de setembro, em Roma, o superior geral  dos padres paulinos, Pe. Sílvio Sassi,
conforme informação do vigário geral da Sociedade de São Paulo, Pe.  Celso Godilano.

Pe. Silvio faleceu aos  65 anos, 54 de vida paulina, 37 de sacerdócio. Foi superior geral de 2004 a 2014
Faleceu, na Casa geral em Roma, em consequencia de parada cardiocirculatório.
Na véspera, dia 13, passou o dia de modo habitual no seu escritório, em oração e em momentos de fraternidade com os irmãos da comunidade. Nada permitia pressentir a sua morte no dia seguinte. 
Em 2010 foi reeleito superior general da Congregação. 
Foi o sexto sucessor do bem-aventurado Tiago Alberione, à frente da vida e da obra apostólica da Congregação  no mundo,  e  queria celebrar o Centenário da Família Paulina, desta forma: «os cem anos do carisma paulino sejam motivo de louvar a Deus e de  a  renovada fidelidade espiritual e apostólica»

Em recente entrevista  a  Pe. Antonio Maroño, ssp, com o título "Pe. Silvio Sassi: "A familia Paulina é são Paulo vivo hoje", o superior geral disse:

"Contemplando o estado atual da Sociedade de São Paulo, pela sua função de  animação (altrice) que lhe confiou o Fundador, ampliando o olhar a toda a Família Paulina no mundo, o primeiro pensamento é  de ação de graças à Providência, que nestes cem anos suscitou homens e mulheres que deram suas vidas para viver em plenitude o carisma paulino nos cinco continentes. 
Temos que louvar o Senhor porque entre os que nos precederam temos bem-aventurados, veneráveis, e tantos irmãos e irmãs de vida exemplar no paraíso!
Deixando à misericórdia de Deus as fraquezas humanas, que também estão presentes na Família Paulina, vale a pena sublinhar com força que nossa Família permite que o carisma se pode viver em todos os estados da vida eclesial: sacerdote religioso, leigo religioso, irmãs, sacerdote diocesano, leigos comprometidos a viver sua consagração secular, leigos cooperadores e simpatizantes."

Toda entrevista em http://www.sanpablo.es/articulos/42/p-silvio-sassi-la-familia-paulina-es-san-pablo-vivo-hoy

PADRE SÍLVIO FAUSTO SASSI
65 anos de idade, 54 de vida paulina, 37 de sacerdócio
Superior Geral de 2004 a 2014

Faleceu por parada cardiocirculatória, na Casa generalícia de Roma. Na véspera, havia transcorrido como de costume, dedicando horas de trabalho no escritório, oração, momentos de fraternidade com os coirmãos da comunidade: nada fazia entrever o epílogo.

Nascido em “Vezzano sul Cróstolo” (Régio Emília, Itália) de 10 de julho de 1949, Sílvio ingressou no vocacionário paulino de Módena a 4 de setembro de 1960, na idade de onze anos. Concluídos os estudos médios e ginasiais, em 1965 entrou no noviciado em Óstia Lido (Roma) e aí emitiu a profissão religiosa a 20 de agosto de 1967.

Seguiu os estudos clássicos e de filosofia em Alba e os estudos teológicos em Roma, onde emitiu os votos perpétuos a 7 de setembro de 1975; a ordenação sacerdotal teve lugar a 29 de junho de 1977, pelas mãos de Dom Fausto Vallainc, na Cripta do Santuário Rainha dos Apóstolos.

Ainda em 1977 conseguiu a mestrado em Teologia na Faculdade Pontíficia São Boaventura (Seraphicum) em Roma e partiu para Paris, onde frequentou a Universidade da Sorbona (Paris III) para a especialização em Ciências da Comunicação (1977-1981) e completou os estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales como pesquisador em semiologia (1982); a tese de doutorado versou sobre a semiologia da publicidade.

De volta para a Itália, aplicou sua preparação específica como docente e Diretor do Estudo Paulino Internacional da Comunicação Social (Spics), lecionando semiologia, linguística e publicidade (1983-1998). Por alguns anos foi professor de Ética e Comunicação no Instituto Superior de Teologia Moral-Academia Alfonsiana de Roma.

Sua atividade de magistério correu paralela com encargos institucionais: por dois mandatos consecutivos foi Conselheiro da Província paulina da Itália (1986-1994) e, de 1999 a 2004, teve o encargo de Diretor geral das atividades apostólicas. Numerosos foram seus cursos de atualização e conferências a Paulinos e Paulinas, na Itália e no Exterior, sobre o Fundador e seu carisma, o apostolado paulino, a Igreja e a comunicação, a cultura da comunicação na sociedade hodierna.

Tudo lhe permitiu bom conhecimento da fisionomia da Congregação e da Família Paulina: experiência muito útil para o encargo que o VIII Capítulo Geral lhe confiou a 10 de maio de 2004, elegendo-o Superior geral da Congregação, encargo confirmado pelo IX Capítulo Geral a 8 de maio de 2010. De 2006 a 2011 foi Consultor do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, nomeado pelo Papa Bento XVI (20/10/2006).
A especial atenção ao carisma paulino, a ser estudado, meditado, atualizado e vivido com autenticidade foi sua constante preocupação. Pontos emergentes para realizar este objetivo foram as cartas anuais, escritas por mandato capitular, sobre as Cartas de São Paulo e os escritos do Padre Alberione. Foram também realizados dois seminários internacionais. O primeiro, sobre o carisma paulino, que teve por tema Atualização do carisma paulino no terceiro milênio: espiritualidade e missão (2008). O segundo foi o Seminário internacional sobre São Paulo (2009), durante o ano paulino promovido pela Igreja. O Centenário de fundação da Sociedade de São Paulo e da Família Paulina, que está sendo celebrado, marcou o ponto de convergência de suas reflexões, desejos, esforços e oração. Havia preparado a carta anual: “Evangelizar na comunicação com a comunicação”, tema por ele muito apreciado, que seria publicada no dia 26 de novembro próximo, festa do Bem-aventurado Tiago Alberione. Havia também preparado o relatório conclusivo do próximo Congresso de estudo sobre Padre Alberione “Fundador” (23-25 de novembro). Alegrava-se ao pensar na conclusão das celebrações do Centenário com a audiência do Santo Padre e a Concelebração eucarística presidida pelo Cardeal Secretário de Estado.

Padre Sílvio concluiria o mandato em maio de 2016. Nos seus desígnios misteriosos, Deus conduziu de outra maneira os acontecimentos. Neste momento de sentida surpresa, quando valem as razões da fé, sirvam-nos de consolação e esperança as palavras do nosso Pai São Paulo: “Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. E assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor” (Rm 14,8).

Confortados por esta esperança, elevamos a nossa gratidão ao Pai pelo dom feito à nossa Congregação com a vida e a obra do nosso caro Padre Sílvio, ao qual muito devemos e que acompanhamos fraternamente com a oração.
Roma, 15 de setembro de 2014 Padre Giuliano Saredi

A missa de exéquias será celebrada quinta-feira, 18 de setembro, às 11.00h, na Cripta do Santuário Rainha dos Apóstolos. O corpo será transladado para Albano Laziale onde será sepultado na Capela da Família Paulina no cemitério daquela cidade.

Os superiores de Circunscrição informem as comunidades para os sufrágios prescritos (Const. 65 e 65.1).

Nenhum comentário: