sexta-feira, 23 de março de 2012

24 de março - Família Paulina celebra Madre Escolástica


O nome, Discípulas do Divino Mestre, encerra uma identidade e uma missão. E não foi por acaso que Orsola Rivata, a primeira entre as jovens que Pe. Alberione convidou para formar a comunidade das Discípulas, recebeu o nome de Escolástica. Este nome que também quer dizer discípula encerra o programa de vida desta nossa irmã, que se tornou a primeira madre geral da Congregação.

Às vezes, temos que passar pela experiência da cruz para chegarmos ao verdadeiro conhecimento do que significa ser discípula. Foi assim com Jesus e com seus discípulos e discípulas, foi assim com os mártires e os santos e santas da humanidade, e assim aconteceu com nossa Madre Escolástica. Situações históricas nos inícios da Congregação levaram-na a experimentar em sua vida a total escuridão, marginalizada em sua própria casa (a comunidade que ela havia ajudado a dar vida).

E no entanto, permanecendo firme na fé, e aceitando a provação como parte do desígnio de Deus sobre si, ela se tornou discípula de Jesus que superou o fracasso humano da cruz com um amor que vence a morte. Neste caminho de identificação com ele, com seu coração sempre voltado para o Amado e aberto ao mundo, ela se tornou testemunha do evangelho.

Nenhum comentário: