terça-feira, 30 de agosto de 2011

Padre Alberione: traços de uma vida e um carisma - nasce a Família Paulina (19)

O lugar de Deus
Após muita oração e espera, encontra-se finalmente o terreno para a nova sede. Disse Alberione: “Rezamos por uma casa. S. Paulo concedeu-nos a graça no dia da sua conversão: ele nos mandou um terreno verdadeiramente bem situado."

Boa Imprensa
Pe. Alberione entrega a Pe. Giaccardo a direção da Gazzetta d’Alba. A partir deste ano deixa também os compromissos no Seminário; e, por ocasião do pedido de ingresso de alguns Clérigos, escreve ao Bispo, sobre o sentido da Escola Tipográfica:
“Os membros desta família, como já escrevi outras vezes, vinculam-se a esta missão, consagrando-se ao Senhor por meio de votos especiais: alguns deles realizam também os estudos sacros, com a intenção de se tornar escritores e sacerdotes. Tem-se a persuasão de que a Boa Imprensa seja parte importantíssima da função sacerdotal”.

Nova sede
Também no que se refere à reconstrução da nova sede deve-se constatar como Pe. Alberione tinha projetos bem amadurecidos na reflexão e na oração. Diz-se, aliás, que recebera uma luz particular sobre como configurar todo o conjunto dos edifícios.
Um dos primeiros jovens atesta que, em novembro de 1919, o fundador um dia lhe disse de repente: ‘Coragem, no próximo ano teremos uma grande tipografia e uma bela casa, e depois uma bela igreja que dedicaremos a S. Paulo. Mas nós não pararemos em Alba’.
E muitos anos mais tarde, durante uma exortação aos seus jovens, o fundador confidenciou que, enquanto
examinava pela primeira vez o terreno sobre o qual surgem agora as casas e a igreja de S. Paulo, teve um momento de turbamento misterioso, durante o qual tinha visto, de modo claríssimo, todo o conjunto de edifícios.  É preciso admirar a providência divina: três lugares que pareciam convenientes, na véspera de concluir o negócio se frustravam as tratativas de contrato; este, não previsto e que não se esperava conseguir comprá-lo, conseguimos.

É, portanto, o lugar de Deus: a oração para que tudo se realize está aos pés de Jesus no S. Tabernáculo, assinada por todos os componentes da Sociedade de S. Paulo. Pensa-se nos meios para pagar as 350.000 liras de débito.
Primeiro: fé e oração;
segundo: santidade e trabalho diligente para a Boa Imprensa;
terceiro: cada um faça bem a sua parte para que ganhemos com o trabalho ao menos a alimentação. (G. T. Giaccardo, Diário..., 10 de fevereiro de 1920, o. c., p. 288).
Fonte: DFin 89-90

Nenhum comentário: