domingo, 17 de abril de 2011

Padre Alberione: traços de uma vida e um carisma (11)

Após a ordenação sacerdotal, recebida no dia 29 de junho de 1907, o jovem sacerdote Tiago Alberione manifesta o seu dinamismo, especialmente quando, de volta como vigário paroquial de São Bernardo Abade, em Narzole, Itália,  assume o cargo de Diretor Espiritual no Seminário de Alba.

Bibliotecário, professor de Liturgia, cerimoniário
No trabalho como Bibliotecário, procura atualizar a Biblioteca; assume com seriedade o ensino da Liturgia e
declara: Nomeado depois mestre de cerimônias, sacristão no seminário, cerimoniário do Bispo, com o encargo de preparar o livro das cerimônias, sentiu sempre mais o gosto de rezar a oração da Igreja e com a Igreja” (ADds 72).

Espírito Social
Dedica-se com particular esmero a todas as iniciativas relacionadas com o espírito social: “A Providência dispôs, para isso, uma longa preparação. O trabalho feito para a Universidade Católica de Milão (1905-1906) a fim de angariar fundos para o Comitê promotor da sua fundação. Cursos de conferências sociais, estudos sociais nos anos de Teologia e sucessivos, os congressos de índole social dos quais teve de participar por disposição dos superiores, a cooperação com organizações e obras sociais, as relações com homens da Ação Católica, entre os quais o Cardeal Maffi, o professor Toniolo, o Conde Paganuzzi, o Contador Rezzara” (ADds 58-59).
Ponto Focal - Vocação especial
Em cada coisa, porém, Alberione tinha um ponto focal que não o abandonava desde a noite do início do século, isto é, a sua vocação especial. Esta não era a de se tornar nem cura e nem pároco, como confiou a um seu amigo: “Faz-me sorrir a idéia de recolher os jovens ao meu redor; ...tantos jovens como Dom Bosco, para encaminhá-los ao apostolado”.
Fonte: Dfin 36-37

Nenhum comentário: