segunda-feira, 5 de julho de 2010

Paulo, de perseguidor a apóstolo

Paulo era natural de Tarso da Cilícia, Ásia Menor, atual Turquia. Nasceu no ano 5 da nossa era. Os Atos dos Apóstolos falam de “um jovem chamado Saulo” (At 7,58). Este era o nome com o qual escutou a voz de Deus, na sua conversão. Saulo era seu nome judaico (At 13,9) e, Paulo, nome grego: “Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo...” (At 13,9). De família judaica, cresceu no meio mais tradicional do judaísmo.
Tinha 28 anos, poder e liderança, quando se deu a sua conversão. São Lucas narra, nos Atos dos Apóstolos, como foi.
“Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.
Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, por que você me persegue?» Saulo perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer.» Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada.
Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: «Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo.» Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. Logo depois comeu e ficou forte como antes.” ( Cf At 9,1-19).
No dia 25 de janeiro comemoramos a Conversão de São Paulo.
Paulo se torna verdadeiramente um “um instrumento para anunciar o nome de Jesus aos pagãos” e a todos! Ele diz: Tornei-me tudo para todos.” (1 Cor 9, 22).
No dia 29 de junho, comemora-se o martírio de São Paulo apóstolo.
A tradição da Igreja relata que São Paulo foi martirizado em Roma, no ano 67. Tinha 62 anos. Por ser cidadão romano, não foi crucificado, mas decapitado. No fim de sua vida, São Paulo afirmou: “Chegou o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei fé.” (2 Tm 4,6-7).

Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário: